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Práticas de Gestão para Escolas de Idiomas

Práticas de Gestão para Escolas de Idiomas

10 dicas para você gerenciar os professores em sua escola de idiomas de forma eficiente

Uma boa gestão é essencial para que sua escola de idiomas seja bem sucedida em médio e longo prazo.

“Preciso de mais horas”. “Eu preciso de um salário melhor”. “Eu não quero mais ensinar grupos”. “Eu não quero usar esses materiais, eu tenho minhas próprias coisas. “Estou doente e não posso dar aulas hoje, acho que nem amanhã” “ Eu desisto”! “Eu estarei aqui só por um tempo, e então eu vou viajar”. “Eu só preciso desse emprego temporariamente, até conseguir encontrar algo melhor”.

Se você é gestor de uma escola de idiomas, podemos imaginar quantas vezes você já ouviu algumas dessas frases ditas por seus professores. Isso pode ser realmente exasperante!

No entanto, os professores são as peças-chave de uma escola de idiomas. Sem professores, não existe uma instituição de ensino, simples assim. Um professor insatisfeito é um perigo para a qualidade dos serviços oferecidos pela escola. Ele ou ela não só pode afetar os índices de satisfação dos alunos, mas sua infelicidade pode contaminar a moral e a conduta de outros funcionários também. Um alto índice de turnover de professores é um problema muito presente nas escolas de idiomas. Professores podem ir e vir muito rapidamente, e às vezes isso está totalmente relacionado à má gestão, mais do que qualquer outra coisa.

Então, como gerenciar os professores de sua escola de idioma de forma eficiente? Quais os métodos você pode utilizar para mantê-los motivados e o volume de negócios em alta?

Neste post trazemos algumas ideias sobre como melhorar a rotatividade de seus professores através de uma gestão eficaz.

  1. Gerencie através da personalidade

Os professores são pessoas únicas e, como tais, têm personalidades diferentes. Você não pode gerenciá-los da mesma maneira. Alguns precisam que você ouça suas opiniões, muitos precisam de mais tranquilidade, outros precisam de desafios e tem aqueles que precisam apenas de um sorriso e uma piada. Quanto melhor você os entender, melhor eles responderão às suas necessidades. Então, procure gerenciar em diferentes estilos de acordo com quem eles são e não tente agrupar a todos em uma única cesta.

  1. Configure alguns indicadores de desempenho

A satisfação dos alunos é, obviamente, o principal indicador que você pode usar para acompanhar o desempenho de seus professores. Existem outros indicadores também. Você já pensou em algo tipo, percentual de recomendação, horas perdidas (índice de cancelamentos devido à reclamações sobre algum professor), índice de sucesso dos alunos nos exames / certificação, etc.?

Dependendo do propósito e do planejamento que você fez para sua escola de idiomas, existem muitas maneiras quantitativas e qualitativas ​​de se obter dados que podem ajudar a você e seus professores a melhorarem juntos.

  1. Crie incentivos

Se os indicadores demonstram que o desempenho do professores é bom e a qualidade de ensino está aumentando, e por isso, mais cursos estão sendo vendidos, faz muito sentido a criação de um cenário ganha/ganha para que o professor também seja beneficiado, você não acha? Se suas margens são apertadas, então você deve ser criativo em seus incentivos, por exemplo: determine uma participação anual nos lucros, crie bônus por objetivos alcançados, tais como, passaportes para um parque aquático com direito a acompanhante, um final de semana romântico em um hotel fazenda, um jantar para dois, etc. Existem várias formas de você mostrar aos seus professores que os valoriza pelo seu desempenho.

  1. Aprenda a motivar adequadamente

Pesquisas mostram que motivação é mais importante do que dinheiro. Isso pode parecer paradoxal se você comparar com a dica 3. Porém, estudos comprovam que as pessoas não se tornam mais produtivas no trabalho apenas por causa de dinheiro. Portanto, é seu dever como gestor de uma escola de idiomas saber como motivar sua equipe.

Lembre-se: Um dos pré-requisitos para a motivação é a confiança. Seus professores confiam em você? Você dedica parte do seu tempo para estar com eles para que isso aconteça? Se eles confiarem em você, eles estarão mais propensos a ouvi-lo e se sentirem mais motivados a fazer o que você pedir. Além disso, é muito importante que você saiba tanto como elogiar, quanto repreender corretamente. Caso contrário, as consequências podem ser bastante graves.

  1. Libere a criatividade (em seus termos)

Qualquer professor de idiomas experiente provavelmente tenha uma caixa de ferramentas, técnicas e materiais diversos para ensinar seu ofício. Isso pode ser contraproducente e difícil de gerenciar, principalmente se a metodologia de sua escola for o seu principal argumento de vendas.

Você precisa entender que os professores são naturalmente convidados a realizar, eles são artistas. Isso significa que eles são criativos, e você precisa estimular essa criatividade. Então, por que não passar um dia por ano trabalhando com eles em uma sessão de criatividade? Contrate um consultor e descubra maneiras de melhorar sua escola de idiomas juntos.

Aproveite toda a expertise e criatividade de sua equipe de professores para melhorar a metodologia de ensino de sua escola de idiomas. Isso pode ser muito divertido, energizante e vai mostrar que você pode ser um gestor escolar que realmente se esforça para ouvir as suas opiniões, sem comprometer as suas necessidades.

  1. Treine, treine e treine um pouco mais

Os professores adoram aprender. Eles compreendem a formação e os princípios de aprendizagem de uma forma muito eficaz, e por isso eles têm grande paixão pela especialização contínua. Existem tantos benefícios no desenvolvimento pessoal e treinamento técnico de um professor, que é surpreendente que isso ainda seja muito raro de encontrar escola de idiomas que cuide assim da formação de seus professores. Temas como comunicação interpessoal, técnicas de aprendizagem e ensino, uso de materiais (off e on-line) são excelentes ideias para você aperfeiçoar seus colaboradores.

  1. Indique projetos específicos para cada um trabalhar

Se houver tempo de inatividade regular durante certo período do ano, então esta é a sua grande oportunidade para dar a seus professores alguns projetos que podem vir a ser de enorme lucro para sua escola. Por exemplo, você poderia pedir-lhes que testassem diferentes plataformas on-line, trabalhassem em um pacote de boas vindas aos novos estudantes ou pesquisassem materiais e novas metodologias de ensino.

Dar-lhes responsabilidades não significa que você tem que aumentar seus salários, mas demonstra sua fé em suas habilidades. Isso eleva o moral e a autoestima de qualquer profissional.

  1. Faça cursos de gestão e comunicação 

As dicas que lhe passamos até agora estão relacionadas com as melhores práticas de gestão e comunicação. Porém, se você ainda não fez nenhum curso, recomendamos enfaticamente que você os faça urgentemente. Não existe limite de idade para que você adquira mais conhecimento e aumente sua experiência como gestor.

Fazer cursos ligados à neurociência, motivação, inteligência, uso adequado das emoções, dentre outros, significa que você pode se tornar um gestor cada vez melhor. Gestão e liderança agora fazem parte da maioria das grades curriculares dos grandes centros de estudos no Brasil e no mundo.  – uma prova irrefutável de quão importante essas competências são para o currículo de gestores!

  1. Esteja sempre disponível

Um dos maiores índices de reclamações de colaboradores das instituições de ensino – e dentre elas estão as escolas de idiomas – é o fato dos gestores destas instituições tentarem se esconder em seus gabinetes e só tratarem com professores, relutantemente, quando eles (os gestores) têm uma necessidade real. Como se as necessidades dos professores não fossem importantes.

Algumas decisões, especialmente quando se trata de salários, sempre são adiadas.

É incrível o quanto sentimentos de insatisfação e rancor podem brotar quando as pessoas pensam que o seu gestor não lhes dá atenção propositalmente. Com isso não queremos dizer literalmente que você deve arrancar a porta de sua sala e anunciar orgulhosamente – minha porta está sempre aberta –  mas é muito importante sua sinceridade e o nível de atenção que você lhes dedica quando eles solicitam tempo para conversar com você.

  1. Acompanhe suas aulas (como se fora um aluno)

Como dissemos anteriormente, os professores são as peças-chave de sua escola de idiomas e os colaboradores que prestam os serviços mais importantes. Por isso, você deve acompanhar, com muita atenção, ao que eles estão fazendo. Como você poderá gerenciá-los de forma eficiente se não tiver a mínima ideia do que eles fazem durante suas aulas?

Sim, você pode obter feedback de outros funcionários, mas pense nos benefícios de se sentar em algumas aulas por ano e ver como eles estão se saindo. Os professores precisam perceber o quanto você é realmente interessado e muito bem-intencionado (com bases argumentativas sólidas) quando precisar tratar de assuntos mais complicados. Obviamente, você não pode ficar carrancudo durante uma aula quando presenciar coisas que não lhe agradam. Use isso como uma oportunidade para dar feedbacks genuínos e úteis, e assim descobrir o que realmente está acontecendo.

E para concluir,  por favor COMPARTILHE!

Bem, esperamos que você tenha gostado deste artigo. Mesmo que você não gerencie professores, ou se você é um gestor e professor de sua própria escola de idiomas, esperamos que você tenha compreendido os benefícios de uma gestão eficiente e o quanto ela pode fazer a diferença no crescimento de seu empreendimento de ensino.

Nós queremos muito ler alguns comentários. Talvez você pense que algumas dessas dicas não são práticas. Talvez você tenha outras dicas que gostaria de compartilhar. Será muito bom para nós e para os seus colegas empreendedores contarem com o seu feedback e apreciarem a sua experiência.  Compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre o quanto você é um empreendedor antenado no crescimento de sua empresa.

Muito sucesso na gestão de sua escola de idiomas !

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