Com a ajuda desta estratégia, você consegue ter mais praticidade em relação à folha de…
Escolas particulares e o foco em qualidade de ensino e no atendimento adequado!
Aluno também possui opinião sobre a instituição escolar. E sempre que há algo que incomoda, os primeiros a serem avisados são os pais – que se tratam dos responsáveis pelo pagamento institucional.
Nesse sentido, a escola precisa prestar bastante atenção, não somente a qualidade e metodologia de ensino dos professores, mas também quanto ao atendimento aos alunos e pais.
É fácil como adulto, pensar que as crianças não merecem a devida atenção. E muitas vezes o professor tende a não valorizar esse atendimento para o público infantil, por pensar que são pequenos demais para entender qualquer coisa. Mas se tratando de uma instituição educacional, não seria válido dizer que é preciso atuar realmente no engajamento e estímulo do intelecto?
Faz todo o sentido e por isso o atendimento deve ser sempre respeitoso, otimizado, claro e gentil. Independente dos maus costumes que a criança possua.
É papel da escola educar, por isso, boas ações e performance escolar é uma responsabilidade social e pertinente a esse nicho de atuação.
Portanto, conheça agora alguns critérios que toda boa escola deve possuir em seus ensino e atendimento!
Aceite de aluno com alguma necessidade especial
Toda criança tem direito a alimentação, educação e saúde – segundo o estatuto da criança.
Mas nem sempre uma criança será igual a outra em capacidades, QI ou mobilidade. Há aquelas que por algum sentido são especiais, por terem algum tipo de deficiência, seja por ordem natural ou não, sendo associada a outros motivos.
No entanto, é comum que algumas escolas, diretores e até professores possuam certo preconceito em aceitar uma criança assim. Infelizmente no Brasil já houve vários casos de preconceitos. Apesar de ilegal, muitas escolas continuam na recusa de crianças especiais, mas hoje segundo a Lei 13.146/2015 – também conhecida como Estatuto Da Pessoa com Deficiência, portanto, essa negativa da entrada e acompanhamento da criança no apoio institucional escolar é denominado crime.
Embora tenha sido criada essa Lei, deve ser independente o fator do bom atendimento escolar para essas crianças. E como é sempre dito, colocar-se sempre no lugar do outro é fator importante para sabermos como gostaríamos de sermos tratados!
Não abusar do poder como professor ou como instituição (Lei 8.069/1990)
Infelizmente nem sempre os profissionais contratados para ensinar, possuem total controle das emoções e boas condições para atuarem como educadores. Alguns abusam do poder de professor e acabam descontando a raiva em crianças pequenas e em alguns casos, em adolescentes. Não iremos citar os casos em particulares aqui, mas queremos chamar a atenção para o abuso de poder escolar.
Um professor jamais poderá:
- Gritar com o aluno.
- Beliscar o aluno.
- Bater no aluno.
- Faltar com respeito com o aluno.
A conversa e conscientização são sempre as melhores saídas e além disso, caso a escola tenha dificuldades com determinado aluno, deve convocar os pais para uma conversa séria sobre o assunto em questão.
Portanto, cabe a gestão escolar, na hora de contratar seus funcionários, analisar bastante o perfil de cada um e se possível, ter um psicólogo ao lado para participar desse processo de triagem, para uma melhor escolha desses colaboradores.
Otimização dos recursos pedagógicos
Além de tudo isso, é preciso que a escola esteja atenta quais são os recursos e ferramentas educacionais disponíveis para uma maior atuação pedagógica. Estudar o que há de novo no mercado e com a tecnologia, é sempre uma boa opção de atualização e ensino.
Contabilidade assertiva sempre ao lado!
A contabilidade vem como sendo um recurso de estímulo ao desenvolvimento, em relação a como e onde a escola pode melhorar, atuar e investir. O departamento contábil não envolve apenas cálculos fiscais, mas vai muito além disso, dando amparo à escola para uma melhor atuação em vários sentidos.
Portanto, se você precisa de uma melhor gestão contábil escolar, conte sempre com o apoio indispensável de um contador especializado em contabilidade para escolas e instituições de ensino!
Até a próxima!