Com a ajuda desta estratégia, você consegue ter mais praticidade em relação à folha de…
Escolas de idiomas no Brasil e os desafios enfrentados na captação de novos alunos!
O mercado de escolas de idiomas no Brasil tem crescido bastante nos últimos anos principalmente pelo interesse da classe média em aprender outra língua além do seu idioma nativo. Com isso, diversas escolas de ensino têm adotado o sistema de franquias.
São diversos estabelecimentos que aderiram a esta estratégia apostando na capacidade de gestão dos franqueados para aumentar a quantidade de alunos e escolas pelo país. Contudo, esse segmento enfrenta sérios desafios para captação de novos alunos. Veja aqui neste post mais informações sobre esse assunto. Confira!
Escolas de idiomas – um mercado que ainda tem muito a crescer no Brasil
Outro motivo para o crescimento das redes de ensino de idiomas é que a língua estrangeira passou a ser quase que obrigatória no currículo especialmente se uma pessoa deseja fazer parte de uma empresa de grande porte reconhecida e com sede internacional.
Mesmo que o número de escolas de idiomas no Brasil tenha crescido consideravelmente, menos de 10% dos brasileiros falam inglês fluentemente como segundo idioma, conforme pesquisa realizada pelo British Council. Sendo assim, o mercado de franchising educacional de idiomas tem muito a crescer no país.
Os desafios enfrentados na captação de novos alunos!
Ainda que você já tenha ou esteja pensando em montar uma escola de idiomas, já deve ter notado que nem todos seus conhecimentos e certificados conquistados são suficientes para levar o seu negócio adiante; não é mesmo?
Pois é. Os desafios enfrentados na captação de novos alunos passam desde o mercado altamente competitivo até as formas de divulgação do negócio. Promover um mega ensino não é o suficiente para manter salas lotadas. Diante da enorme concorrência você precisa montar sua estratégia de captação de acordo com seus diferenciais.
Dentre estes diferenciais podem estar:
- Oferecer horários especiais.
- Atualizar materiais didáticos.
- Desenvolver aulas extras.
- Utilizar novas metodologias, técnicas, equipamentos e softwares.
Em suma, estes diferenciais podem se basear nos 4P´s do Marketing (produto, preço, praça e promoção). Mas, fique atento quanto à metodologia a ser adotada a fim de saber se tem demanda para o diferencial. Com diferenciais bem planejados e eficientes é possível começar a captar os potenciais alunos.
É certo que a crise econômica brasileira trouxe alguns desafios na captação de novos alunos para escolas de idiomas, pois, diversas famílias estão reduzindo investimentos e dando prioridade a itens de necessidades básicas como saúde e alimentação. Neste caso, o “orçamento reduzido tem sido motivo para justificar o adiamento de realizar um curso de idiomas.
Entretanto, mesmo com a crise, as escolas de idiomas do Brasil encontram um público que mesmo nestes períodos se volta para buscar novas qualificações objetivando melhor preparação para o futuro e desafios no mercado de trabalho. Porém, é necessário que as escolas de línguas brasileiras se reinventem tanto para captar quanto para reter o aluno em seus estabelecimentos.
Se adaptar diante das tecnologias e concorrência levando novidades que prendam e atraiam a atenção do estudante é preciso. Assim o potencial aluno pode se sentir mais motivado a fazer parte de sua escola de idiomas.
Algumas das estratégias para captação de novos alunos no ensino de idiomas são:
- Investir em Mídias sociais;
- Fazer ações com os alunos já matriculados, pois assim as pessoas que desejam fazer um curso de idiomas darão mais credibilidade à sua metodologia de ensino e aos resultados de sua marca;
- Solicitar indicações dos alunos matriculados e oferecer algum brinde ou desconto a eles;
- Desenvolver minicursos gratuitos online.
- Elaborar mini apostilas online que poderão ficar disponíveis por um tempo limitado para atrair e incentivar novos leads (alunos potenciais).
Logo, realmente as escolas de idiomas no Brasil tem enfrentado desafios na captação de novos alunos. Mas, é possível que você identifique e desenvolva estratégias eficazes e adequadas ao seu modelo de negócio e assim continuar neste mercado e fortalecer sua marca.
E você? Como tem enfrentado esse problema? Registre nos comentários!
Até breve!